terça-feira, agosto 12, 2008

dos humanos e dos robôs

É confortável estar em casa. E eu sinto falta desse conforto.

Do almoço de domingo, do chá da vó, das gracinhas dos tios,

de dormir no quarto dos pais,

do carinho da mãe, do colo do pai, das implicâncias com a irmã..

às vezes é só disso que preciso. me sentir em casa.
com pessoas conhecidas, com a tão evitada rotina,
com os cheirinhos e gostos familiares..

até a chuva, por mais forte e tempestuosa que seja, vem com um efeito diferente.
...

Tem coisa que nem com as melhores sensações deixamos de lado..
amenizam, sim..
mas existe e faz questão de se mostrar presente.

Às vezes se fossemos mais parecidos com robôs poderíamos programar nosso cérebro e nos desligar um pouco..
e não seria de tooodo ruim, ser um pouco menos humano.

Humano pensa muito..sente muito.

Não todos.
talvez aqueles que sejam muito humanos.

Pensar muito gera incertezas, dúvidas.. perguntas..
perguntas as quais a resposta a gente pode ou não encontrar..

não encontrar é viver permanentemente buscando ou criando explicações..
e criar o que não existe pode se tornar ilusão.

ilusão na dose certa faz bem, o problema é quando a gente perde a noção do tamanho dessa dose ..

"Enquanto eu tiver perguntas e não houver resposta continuarei a escrever."



LISPECTOR, Clarice. A hora da Estrela.

5 comentários:

Eduardo Afonso disse...

É verdade. Ainda moro com os meus pais, mas sinto falta disso aí, que já não existe mais.

Tata disse...

Poxa!!! Que descoberta boa seu blog! Adorei! é verdade a loucura do cotidiano..... a rotina.... faz com q a gente tenha falta disso mesmo!!!!!
bjus

Clau disse...

Mais uma vez seguida posso dizer...que texto ...rs

é fato, a ilusão na medida certa é boa, mas a gente geralmente perde a dosagem...ai babau...rs

e a vida corrida, o tempo que passa e tudo parece voar, as pequenas coisas são as que mais fazem falta...

e vc escreveu sobre isso de uma forma maravilhosa...

(segunda vez q vc relaciona meus post com música...rs... ahahaha... achei interessante...ahahha)

bjos
e que boas ilusões reais venham pra amenizar a correira dos dias...

L. disse...

tirou as palavras da minha boca, sabia.

o problema é, será que é melhor ser um pouco rôbo e um pouco humano? será que é melhor ser mais humano? será que é melhor -------- dar um espaço nas coisas, esperar, ter paciência, e não pensar, simplesmente não pensar?

em um dos meus posts eu falei sobre isso. as pessoas mais tristes são as que pensam mais sobre felicidade e tristeza.

e não foi eu quem falou isso, foi o tarkoviski, um grande autor.

“O problema com os jovens é a preocupação com as turbulentas e agressivas ações para não se sentirem sozinhos. E isso é uma coisa triste.”

pois é né. sabe de uma coisa interessante? quando começa a minha faculdade eu não tenho tempo de pensar se eu estou triste ou não. se minha vida está como eu queria que ela estivesse. parece que eu não tenho tempo para pensar, eu só tenho tempo para anotar coisas em agenda e refletir textos loucos por aí. e agora? "puf.."

mas eu me identifico contigo. nem preciso falar, né.
lindas palavras. :)

Anônimo disse...

Vou repetir um comentário...e dizer
"que descoberta boa seu blog"

Tbm sou Fã de Clarice...e tudo o que ela já escreveu na vida!